domingo, 16 de setembro de 2007

Pedro Abelardo nasceu perto de Nantes em 1079. Foi discípulo de Roscelino, com o qual estudou Lógica e posteriormente de Guilherme de Champeaux com o qual estudou Teologia e se interessou pela discussão dos Universais. Em ambos os casos, Abelardo opôs-se às ideias dos seus mestres e como tal gerou conflito e invejas.
Ao terminar os estudos, vai leccionar Filosofia em Melun, depois em Corbeil e posteriormente em Paris, instalando-se por fim em Sainte-Geneviève para ministrar aulas de Filosofia e Teologia.
As suas aulas são muito apreciadas e assistidas por inúmeros discípulos, ao ponto de serem preferidas à dos seus mestres.
Numa das escolas, encontra Heloísa, uma jovem de grandes atributos intelectuais e de grande beleza. Abelardo apaixona-se perdidamente. Abelardo e Heloísa têm um filho, a quem puseram o nome de Astrolábio
Após a separação de Abelardo e Heloísa, ela entra na vida monástica no mosteiro de Argenteuil e Abelardo torna-se monge e continua os seus ensinamentos.
Pelo seu dom, Abelardo por todas as escolas por onde passava, encontrava sempre grande número de alunos.
Abelardo escreve um livro sobre a Unidade e a Trindade Divina, que suscita muitas polémicas na Igreja ao ponto de ser obrigado a queimá-lo em público.
Abelardo volta a ensinar em Paris, expondo em público a suas ideias sobre fé católica, e por serem consideradas uma afronta à Igreja é condenado e expulso.
Nos restantes anos da sua vida, para além de ensinar, Abelardo escreve: A Dialéctica ; Ética ou Conhece-te a Ti Mesmo ; As Glosas ; A Teologia Cristã ; Sic et Non (Sim e Não) ; História das Minhas Tristezas ; Diálogo entre um Filósofo, um Judeu e um Cristão (obra por acabar).
Existem algumas cartas entre Abelardo e Heloísa, da correspondência que trocaram ao longo dos anos e que imortalizou a história trágica de amor entre estes dois amantes.


amei o trabalho sobre eles!!

Viva a Paris e o Pancreas dela! Viva o santo do Bluetooth

Nenhum comentário: